22 de março

Gostou? Ajude a espalhar por aí...

A intenção era boa. Com a ideia de salvar o país da pobreza e da violência, o álcool seria banido da sociedade. Para muitos, parecia o certo a se fazer. No final dos anos 1700 muito se falava sobre beber com moderação, mas mesmo com um discurso sensato, o consumo só aumentava. Em 1830, cada americano consumia uma média de 1,7 garrafa de bebida destilada por semana (3x mais do que a média de 2010). Alguns anos depois, em 1920, o álcool foi eleito o demônio da vez na busca por uma bala de prata para nos livrar da mazelas sociais. E assim, transpirando um ideal mais do que nobre, tinha início a Lei Seca nos Estados Unidos.

O começo foi bom, com grande apoio popular à medida, mas o ânimo não sobreviveu ao primeiro happy hour com água e suco. E aí começou a sacanagem geral, com autoridades desacreditadas, fabricação e comércio ilegal de bebidas e contrabando. Lógico que nenhum dos problemas sociais que seriam beneficiados pela lei foram resolvidos. E assim, depois de 13 anos, em 22 de março de 1933, o presidente Roosevelt deu uma canetada e botou fim na baderna, liberando a cerveja… e o resto das bebidas veio no embalo.

Por isso, pode beber sem medo, mas não exagere. Os conselhos de Benjamin Rush, um dos médicos mais notáveis do século XVIII, ainda são válidos: o consumo de álcool deve ser moderado! E a dica é lembrar de tomar água! Não… não é só porque hoje, 22 de março, é Dia Mundial da Água desde 1993… é porque assim você dilui eventuais exageros e minimiza os efeitos de uma possível ressaca.

Ah, e um último conselho. Se beber demais e começar a se apaixonar por todo mundo, segure seus ímpetos: a poligamia é proibida nos EUA desde 22 de março de 1882! E no Brasil também, mas rolam umas controvérsias e uns ativismos em defesa do poliamor…

Hoje é domingo, não é um bom dia para discussões… então, um brinde ao amor! Pode ser com álcool ou com água!


Gostou? Ajude a espalhar por aí...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post