19 de Fevereiro

Gostou? Ajude a espalhar por aí...

“Os deuses chorariam diante de tanta bravura”. Esta foi uma das afirmações que Tadamichi Kuribayashi escreveu nas cartas que enviava à mulher. Tadamichi foi o general responsável por defender a ilha de Iwo Jima, cenário da batalha mais sangrenta do pacífico, onde 21 mil japoneses morreriam após 35 dias de combate com fuzileiros americanos. Este episódio começou em 19 de fevereiro de 1945, mas você deve lembrar da imagem em que soldados fixam a bandeira americana no topo do monte Suribachi – foto de Joe Rosenthal, ganhadora de um prêmio pulitzer.

A foto da bandeira é preto & branco, mas aqui vai uma revelação bombástica (é melhor você sentar): o mundo daquela época era colorido, as câmeras que não conseguiam registrar as cores! Respire. Tome uma água. Prometo que serei mais cuidadoso com futuras revelações…

O importante é que tudo isso mudou, e para quem era bem de vida em 19 de fevereiro de 1972, a mudança mais bacana veio na forma da primeira transmissão ao vivo e a cores da TV brasileira: a festa da uva, em Caxias do Sul! Só que pouca gente viu aquela aquarela toda… existiam apenas 68 mil aparelhos capazes de receber uma transmissão em cores naquele Brasil.

TV colorida não era para todo mundo. Quem suportava um puxão de orelha da mulher podia investir em um consórcio… o duro era esperar o sorteio. Já quem tinha 7 mil cruzeiros no bolso (!!!) podia colocar o objeto de desejo na sala e causar inveja nos vizinhos.

Agora… se você quer causar inveja MEEEESMO nos seus vizinhos, não me venha com coisinhas de 7 mil cruzeiros. Chega chegando, meu caro! Abre a carteira, puxa numa nota de 22 bilhões de dólares e compra o WhatsApp, do jeitinho que o facebook fez naquele 19 de fevereiro de 2014, entre umas tequilas e outras, quando aquele amigo bêbado-engraçadinho desafiou Marck Zuckerberg: “Eu duvido que você compra o WhatsApp!”. Como carteira de bêbado não tem dono, o resto é história.

Tem coisa que não tem dono. Tem coisa que tem. Estes incríveis posts (que não entendo por que não ganham um Pulitzer!), por exemplo, são protegidos pela Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, conhecida como “Lei do Direto Autoral”. A lei diz que se você compartilhar meus posts, vai receber uma calorosa ” curtida-coração” e minha admiração eterna! Impressionante, não? Acho melhor você compartilhar: com lei não se brinca. #FicaaDica


Gostou? Ajude a espalhar por aí...

Um comentário em “19 de Fevereiro”

  1. Maria Cibulski disse:

    Seus artigos são muito bons e agradáveis à leitura. Continue esta sua nova caminhada pelas letras. Não deixe de nos presentear com seu Bom Dia! Q sejam todos os dias muito bons para vc! Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post